O Animal Passa Por Necrópsia Com Coleta De Amostras Biológicas Para Avaliar A Causa Da Morte.
Uma baleia Jubarte foi encontrada morta na manhã desta quarta-feira (1), na praia grande da Ilha do Mel, em Paranaguá, no litoral do Paraná.
De acordo com a bióloga do Centro de Estudos do Mar (CEM) da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Camila Domit, o animal é filhote ou juvenil.
“Ocorre em todos os oceanos. Durante o período de junho a outubro, uma parte da população do oceano Atlântico Sul vêm para à costa brasileira para reprodução”, afirmou.
Neste ano, esse é o segundo caso de encalhe de baleias desta espécie no Paraná. Ainda de acordo com Camila, a carcaça do animal vai ficar na zona de restinga. “Vai se decompor e serve de alimento aos demais organismos que ocorrem na praia”.
O procedimento é coordenado pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) com apoio do CEM.
Por: Paraná Portal