09.06.2018
Paraná Bate Recorde Nacional De Frio
O Paraná é nesta sexta-feira (8) o estado mais gelado do Brasil, considerando as temperaturas mínimas registradas, de acordo com o Simepar.
Entre Rios, que é um distrito de Guarapuava, na região central, registrou quase -3,5 graus no início do dia – o menor valor do ano no estado.
No sul do estado também faz frio; logo cedo os termômetros marcaram -3,1 graus, e até as cidades que são normalmente quentes enfrentam taxas amenas.
Em Foz do Iguaçu, no setor oeste, a mínima foi de 4 graus. Lizandro Jacóbsen é meteorologista do Instituto Simepar e admitiu em entrevista à rádio BandNews que prefere dias assim.
E haja frio em 2018, que deve ter um “senhor” inverno, segundo o especialista.
“Realmente essa massa de ar polar atingiu todo o sul do país e hoje tivemos a temperatura mais fria aqui no Paraná. A partir de agora ficam mais frequentes a entrada de massas de ar polar.
Estamos muito próximos do início oficial do inverno, que é dia 21, mas temos esses resfriamentos desde o fim de maio.
Neste ano o inverno tende a ser bem mais rigoroso se comparado ao ano passado”, afirmou.
Com tanto frio, veio junto a geada em vários municípios principalmente do centro e do sul do estado.
Na verdade, todo o sul do Brasil está no alerta laranja do Instituto Nacional de Meteorologia, que indica risco à saúde, como episódios de hipotermia, por exemplo.
“Esse não será o último do outono. Na semana que vem já temos previsto o declínio de temperaturas bem acentuado”, disse. Para sábado (09), a previsão é ainda de frio em boa parte do Paraná, enquanto no domingo (10) a situação muda com o retorno da chuva e do tempo mais fechado.
Lembrando que o inverno começa oficialmente no dia 21 de junho, às 7h08. Amanhã, a mínima prevista é de 0º em Guarapuava, 1ºC em Ponta Grossa, 3ºC em Curitiba e 4º em Pato Branco e Foz do Iguaçu.
As máximas chegam a 28ºC em Guaíra e Paranavaí, 17ºC na capital e 22ºC nas praias.
Curitiba, Guarapuava e Pato Branco devem registrar geadas fracas. Ponta Grossa, União da Vitória e Palmas geada moderada.
A partir de domingo o ar seco será substituído por um ar mais úmido, aumentando as chances de chuva até a próxima terça-feira (12).
Por: Paraná Portal