AO VIVO OUÇA A NOSSA PROGRAMAÇÃO

Notícias

Mundo

Colômbia e ELN retomarão diálogos de paz em Cuba

A quinta rodada de negociações será realizada em Havana. Conversas seguirão concentradas em alcançar um novo cessar-fogo

O governo colombiano e a guerrilha ELN (Exército de Libertação Nacional) vão retomar as negociações de paz na cidade de Havana, em Cuba. Em comunicado oficial, as partes afirmaram que após examinarem "as opções para retomar os diálogos o mais rapidamente possível", decidiram "continuar a quinta rodada na cidade de Havana, a partir da próxima semana".
O país sede das negociações era o Equador, no entanto, a nação preferiu se afastar do processo após uma onda de ataques orquestrados supostamente por guerrilheiros dissidentes das Farc (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia) na fronteira entre os dois países.
O grupo é acusado de efetuar atentados no território equatoriano, deixando quatro militares mortos. Além disso, os ex-guerrilheiros também teriam sequestrado e assassinado uma equipe do jornal El Comercio.
"O trabalho desta quinta rodada seguirá concentrado em alcançar um novo cessar-fogo e o desenho da participação da sociedade, que impulsionem o desenvolvimento da agenda e a possibilidade de se chegar a um Acordo Marco", afirmaram as partes.
Com a dissolução das Farc e sua transformação em movimento civil, o ELN se tornou o maior grupo guerrilheiro da Colômbia, com cerca de 1,5 mil combatentes.


Por: Ansa Brasil

CONTATOS

(44) 3014-1115
(44) 99710-7214
radioingamar@hotmail.com
http://radioingamar.com.br/

REDES SOCIAIS